ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO FRENTE AO USO DE ANABOLIZANTES ANDROGÊNICOS

Autores

  • Marcus Tulio Vieira de Oliveira Faculdade São Francisco
  • Diego Vinicius Amorim Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.61223/jmhp.v9i1.331

Resumo

Objetivo: Descrever a atuação do farmacêutico frente ao uso de anabolizantes androgênicos

Métodos: Esse estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa de revisão bibliográfica de literatura, com abordagem qualitativa, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Eletronic Library On line (SciELO), bem como no Google Acadêmico.

Resultados: No início, foi possível identificar 109 estudos, sendo incluídos 09, excluídos 02 e utilizados 07. O farmacêutico possui uma atuação essencial para pacientes com uso de esteroides anabolizantes androgênicos. Para combater o uso indevido dessas substâncias, pode atuar em diferentes aspectos, como na orientação sobre os riscos que essa prática promove, informando sobre a forma correta de uso. Outro papel é orientar os pacientes sobre o uso correto de substâncias prescritas, incluindo posologia, forma de administração, efeitos colaterais e interações medicamentosas.

Conclusões: Dessa forma, o farmacêutico é fundamental frente ao uso indiscriminado de anabolizantes androgênicos. Esse profissional tem um papel importante na orientação e educação das pessoas sobre os riscos e consequências da automedicação dessas substâncias.

Downloads

Publicado

2024-03-26