Sobre a Revista

O periódico Journal of Medicine and Health Promotion (ISSN 2448-1394) é uma publicação sob coordenação do curso de de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) que, na vanguarda das novas diretrizes curriculares das Escolas Médicas busca fomentar o despertar científico para a “Medicina baseada em Evidências” ou “Prática Clínica Baseada em Evidências” a partir de metodologias ativas de ensino aprendizagem.

As experiências acadêmico-científicas das atividades desenvolvidas no Eixo “Práticas Investigativas em Saúde” que percorre toda a matriz de um currículo baseado em competências para formação de um médico dotado de conhecimentos, habilidades e atitudes elucidam a responsividade diante dos desafios atuais por uma prática humanizada na atenção à saúde, na gestão em saúde e na educação em saúde, pautada nas melhores evidências científicas.

Neste contexto, o Journal of Medicine and Health Promotion é uma produção de interesse coletivo que suscita acadêmicos, docentes e pesquisadores para a construção e socialização de estudos de interesse acadêmico-científico e social, bem como o "empoderamento" de todos os envolvidos com a Medicina, Promoção de Saúde, Saúde Coletiva e a Interdisciplinaridade.

O periódico publica trabalhos científicos originais, análises, debates e resultados de investigações sobre temas relevantes nas áreas de Saúde, Medicina e Promoção da Saúde, em uma perspectiva focada na multi e interdisciplinaridade. A seleção dos artigos segue o princípio fundamental do processo de avaliação cega por pares. Na existência de controvérsias quanto as opiniões dos dois pareceristas, um terceiro avaliador será convidado para nova avaliação.

Com periodicidade anual (fluxo contínuo), nossa saudação e convite para publicação e envolvimento de todos! Sejam bem vindos!

Objetivo da Revista

O objetivo do Journal of Medicine and Health Promotion (ISSN 2448-1394) é promover e disseminar a pesquisa científica inovadora e relevante no campo da Medicina e Promoção da Saúde, com um foco especial na "Medicina Baseada em Evidências" e na "Prática Clínica Baseada em Evidências". Este periódico, sob a coordenação do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), está comprometido em fomentar o despertar científico entre os profissionais de saúde e os estudantes de medicina, também busca se destacar como uma voz respeitada no campo da Medicina Baseada em Evidências e está comprometido em promover a excelência na pesquisa, no ensino e na prática clínica, contribuindo assim para avanços significativos na saúde e no bem-estar das comunidades.

Escopo da Revista

O Journal of Medicine and Health Promotion é uma publicação dedicada à promoção do conhecimento coletivo e ao estímulo dos acadêmicos, docentes e pesquisadores no campo da Medicina, Promoção de Saúde, Saúde Coletiva e Interdisciplinaridade. A revista serve como um fórum dinâmico e inclusivo para a construção e socialização de estudos acadêmico-científicos e sociais. Seu escopo abrange uma ampla gama de temas relevantes, com um foco especial no "empoderamento" de todos os interessados em promover a saúde e o bem-estar das comunidades.

Áreas Temáticas:

1. Medicina Baseada em Evidências: Publicação de estudos clínicos, revisões sistemáticas e meta-análises que fundamentam a prática médica em evidências científicas sólidas.

2. Promoção de Saúde: Investigação sobre estratégias, políticas e intervenções destinadas a promover estilos de vida saudáveis, prevenir doenças e melhorar a saúde da população.

3. Saúde Coletiva: Estudos sobre saúde pública, epidemiologia, políticas de saúde e sistemas de saúde, visando entender e abordar os desafios de saúde em nível populacional.

4. Interdisciplinaridade em Saúde: Exploração de abordagens interdisciplinares que integram diferentes campos do conhecimento para resolver problemas complexos em saúde, incentivando colaborações entre diversas disciplinas.

5. Educação em Saúde: Pesquisas que investigam metodologias de ensino inovadoras, estratégias de aprendizagem ativa e avaliação do impacto das intervenções educacionais na promoção da saúde.

6. Bioética e Ética Médica: Discussões éticas sobre questões médicas e de saúde, incluindo consentimento informado, dilemas éticos em tratamentos médicos e pesquisa envolvendo seres humanos.

7. Saúde Global: Estudos sobre questões de saúde que transcendem fronteiras nacionais, incluindo doenças infecciosas, saúde materno-infantil, saúde mental e outros temas relevantes globalmente.