O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA A GESTANTE COM DIABETES MELLITUS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Aline Constantina da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Diabetes Gestacional. Cuidados de Enfermagem. Enfermagem Materno-infantil.

Resumo

Objetivo: Relatar o papel do enfermeiro na assistência a gestante com diabetes mellitus gestacional.

Métodos: Tratou-se de um trabalho descritivo, tendo como referencial metodológico a revisão integrativa, tendo como questão: Qual o papel do enfermeiro na assistência as gestantes com diabetes gestacional? Quais os principais cuidados de enfermagem? A coleta de dados foi através dos bancos MEDLINE, LILACS, BDENF e Scielo. A análise dos estudos foi feita a partir da leitura dos artigos da íntegra e categorização dos dados, sendo apresentados em forma de fluxograma e quadro síntese.

Resultados: Foram encontrados 20 artigos inicialmente nos bancos de dados MEDLINE, LILACS, BDENF E Scielo. Sendo respectivamente encontrado nenhum artigo no MEDLINE, 03 artigos no LILACS, 02 artigos e no BDENF e 15 artigos no Scielo. Após leitura e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, foi analisados 7 artigos que compos a amostra.

Conclusões: Sendo assim, é perceptivel a importância do cuidado de enfermagem a gestante com DMG, no qual proporciona um acompanhamento a esse tipo de gravidez de risco, além de proporcionar apoio emocional, além disso o enfermeiro oferta cuidados como orientação a gestantes diabéticas sobre plano alimentar, os sinais e sintomas de hipo/hiperglicemia, o controle da glicemia, realização de exercícios físicos, armazenamento e administração da insulina. Além disso o enfermeiro é um elo entre a paciente, equipe, parceiro e família.

Downloads

Publicado

2023-01-01