EPILEPSIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Túlio Maranhão Neto Centro Universitário de Patos
  • Ramilli de Araújo Pegado Centro Universitário de Patos
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos

Palavras-chave:

Epilepsia; Atenção primária à saúde; Medicina de família e comunidade.

Resumo

Objetivo: Investigar o conteúdo publicado acerca da intersecção entre o cuidado do paciente portador de epilepsia e a atenção primária à saúde.

Métodos: A delimitação temporal do estudo contemplou o ínterim entre janeiro de 2010 a janeiro de 2020. A coleta de dados fora realizada em janeiro de 2020, processando-se a busca pela PubMed. A amostra final consistiu em 27 artigos, publicados em 16 periódicos, todos produzidos na língua inglesa.

Resultados:Estudos recentes demonstraram que clínicos gerais, pediatras e médicos de família podem controlar, com monoterapia, cerca de 50% das crises epilépticas, utilizando-se apenas do arsenal terapêutico disponível na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), demonstrando a importância do papel da Atenção Primária à Saúde do paciente portador de epilepsia.. No tangente aos autores, todos estes possuíam vínculo acadêmico, e cinco deles (18,52%) pertenciam a serviços hospitalares. No contexto geográfico, a maior prevalência de publicações deu-se nos Estados Unidos (37%) e Inglaterra (37%). A maior ênfase nas publicações se deu para os temas de integralidade e longitudinalidade (5) e fatores psicossociais (5), demonstrando a preocupação da comunidade científica também com o ser, não só com a doença.

Conclusão: Nos últimos dez anos a produção científica em torno da epilepsia no âmbito da atenção primária resultou em uma média de 2,7 publicações por ano, sendo principal o enfoque sobre a integralidade no cuidado.

 

Biografia do Autor

Túlio Maranhão Neto, Centro Universitário de Patos

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Residente em Medicina de Família a Comunidade pelo Centro Universitário de Patos - UNIFP

Discente do curso de Medicina no Centro Universitário de Patos - UNIFP

Ramilli de Araújo Pegado, Centro Universitário de Patos

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário de Patos - UNIFIP

Milena Nunes Alves de Sousa, Centro Universitário de Patos

Dra em Promoção de Saúde
Pós-Doutora em Promoção de Saúde Pós-Doutora em Sistemas Agroindustriais Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação UNIFIP Docente no Curso de Medicina das UNIFIP Coordenadora do Eixo Práticas Investigativas em Saúde Coordenadora de TCC

 

Downloads

Publicado

2020-12-26