PERSPECTIVA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE SOBRE A EUTANÁSIA

Autores

  • Arícia Almeida Centro Universitário de Patos
  • Luciana Ferreira Monteiro e Oliiveira
  • Euzenir Pereira de Oliveira Almeida
  • Erica Surama Ribeiro César Alves

Palavras-chave:

Eutanásia. Bioética. Pessoal de Saúde. Direito a morrer.

Resumo

RESUMO

Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a perspectiva dos profissionais de saúde sobre a eutanásia.

Métodos: O presente estudotrata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, a qual foi desenvolvida no período de maio e junho de 2020, após escolha dos Descritores Controlados de Ciências da Saúde (DeCS). Adotando como critérios de inclusão: artigos que foram publicados nos últimos cinco anos, apenas em português e que houvesse como população profissionais de saúde. Foram incluídos 07 artigos obtidos nos bancos de dados Google acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que se enquadraram nos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos.

Resultados: os resultados apresentados mostram que a maioria dos profissionais de saúde de fato sabem o significado da eutanásia, porém, existe uma pequena parcela que não consegue realizar a interpretação da mesma ou que possuem pouca percepção sobre o assunto. Com relação a pratica em si, em nenhum dos artigos analisados ocorreu alegação de que a eutanásia faz parte do dia a dia dos profissionais, porém, evidenciou-se que a ortotanásia e distanásia condiz com a prática de alguns profissionais.

Conclusões: a eutanásia está longe de atingir apreciação unanime visto que, a opinião sobre ela varia conforme a cultura, os preceitos religiosos, morais e legais, contudo, vale frisar a necessidade da abordagem os dilemas éticos durante a formação profissional, com o intuito de proporcionar melhor desenvoltura enquanto profissional para poderem discutir e saber se posicionar diante da mesma.

 

Palavras-Chave: Eutanásia. Bioética. Pessoal de Saúde. Direito a morrer.

Downloads

Publicado

2021-01-09