PERFIL NUTRICIONAL DE HIPERTENSOS DO MUNICÍPIO DE BREJO DO CRUZ - PB

Autores

  • Rafaela Linhares Fernandes
  • Débora Gomes de Sousa Araújo
  • Annieli de Fátima De Oliveira Dutra
  • Larruama Priscylla Fernandes de Vasconcelos
  • Gabriela Leite Marques Nóia

Palavras-chave:

Hipertensão; hábitos alimentares; estilo de vida.

Resumo

Objetivo: avaliar o estado nutricional e estilo de vida dos hipertensos acompanhados no programa hiperdia do município de Brejo do Cruz/PB.

Métodos: foi realizado um estudo quantitativo, descritivo, com uma amostra de 196 hipertensos onde foi verificado peso, altura e índice de massa corporal, assim como aplicação de um questionário sobre consumo alimentar, dados sociodemográficos.

Resultados: Os resultados evidenciaram uma média de idade de 59,89 anos, com um predomínio de mulheres 148 (75,5%) na amostra. Observou-se um grande número de sobrepesos (48%), e uma baixa adesão a dieta para o tratamento da hipertensão, visto que apenas 10,7% dos hipertensos da amostra fazem acompanhamento nutricional. Verificaram-se ainda alguns fatores de riscos  da hipertensão arterial na amostra, onde os mais prevalentes foram o excesso de peso, idade, gênero, antecedentes familiares, consumo de sódio e gordura na alimentação.

Conclusões: Conclui-se que apesar do acompanhamento do hiperdia, nem todos os hipertensos tem um bom estado nutricional e um estilo de vida adequado para auxilio no tratamento da hipertensão arterial.

Downloads

Publicado

2021-01-07