SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO: CONTRIBUIÇÃO PARA LACTENTES DO MUNICÍPIO DE TABIRA-PE

Autores

  • Débora Gomes de Sousa Araújo Centro Universitário de Patos - UNIFIP; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Gabriela Miron de Sousa Vasconcelos
  • Mayra Vieira Pereira Targino
  • Ailton do Nascimento Targino
  • Annieli de Fátima De Oliveira Dutra
  • João Wallyson Feitosa Souza

Palavras-chave:

Anemia; Lactente; Ferro

Resumo

Objetivo: O objetivo dessa pesquisa consistiu em avaliar a contribuição do Programa Nacional de Suplementação de Ferro nos lactentes atendidos numa Unidade Básica de Saúde no munícipio de Tabira-PE

Métodos: O presente estudo teve caráter exploratório descritivo com abordagem quantitativa da população alvo da pesquisa. Composta por 20 usuários da referida Unidade, sendo 12 do gênero feminino e 08 do gênero masculino.

Resultados: Foi possível observar que (65%) tem conhecimento da atuação do PNSF na Unidade e (65%) sabem a respeito das complicações da Anemia ferropriva para a criança, quanto à (90%) não receberam informações sobre os efeitos da suplementação com o Sulfato Ferroso e (75%) não receberam informações a respeito da periodicidade. Mediante os dados obtidos foi possível observar que as mães/responsáveis, mostraram-se preocupadas e atentas a alimentação.

Conclusões: Pode – se notar que o papel do profissional nutricionista não faz parte da rotina da UBS e das famílias, sendo um profissional importante, pois ele tem o conhecimento dos alimentos como aliado na prevenção das deficiências carênciais e também colabora na avaliação, diagnóstico e tratamento do individuo.

Downloads

Publicado

2020-12-26