ANÁLISE SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DO UNIFIP

Autores

  • Raquel Dantas Alves Figueiredo UNIFIP
  • Alícia Suzana Cavalcanti Alves
  • Brenda Maria Souza Teles
  • Bruna Louhanye Freire Araújo
  • Danilo Nogueira Carvalho
  • Giovani Amado Rivera

Palavras-chave:

Alcoolismo. Saúde. Estudantes de Medicina.

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil de consumo alcoólico dos acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Patos - UNIFIP.

Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, cujo planejamento envolveu a coleta de dados analisados através de estatística descritiva e inferencial. Participaram da pesquisa 85 acadêmicos voluntários do curso de Medicina do UNIFIP, respondendo a perguntas de cunho sócio-demográfico e o questionário AUDIT. Para processar e analisar os dados, utilizou-se o programa SPSS (versão 22), no qual análises de estatística inferencial foram realizadas. Após verificar a normalidade dos dados pelo teste Kolmogorov-Smirnov, foi feito uso de testes de comparação de médias (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) e também do Qui-Quadrado. O nível de significância utilizado nas decisões dos testes estatísticos foi de 5%.

Resultados: Na comparação entre as pontuações do AUDIT com relação ao consumo alcoólico, observou-se resultado significativo (p=0,00) e maior consumo entre homens (M=9,1; DP=7,0) do que entre mulheres (M=5,3; DP=3,5). Comparando o risco de alcoolismo entre os sexos, 16,3% dos homens têm chance de risco moderado a alto, enquanto as mulheres apresentaram risco baixo e baixo/moderado (p=0,02). Quanto ao estado civil, divorciados (M=15,7; DP=9,1) apresentaram pontuações médias mais altas que solteiros (M=6,9; DP=5,6) e casados (M=6,3; DP=5,0), com diferenças significativas (p=0,03).

Conclusões: Com a análise da coleta de dados do consumo de álcool pelos estudantes de Medicina do UNIFIP, observou-se a importância da implementação de políticas educacionais que proporcionem a reflexão dos estudantes com relação ao consumo alcoólico e às complicações trazidas por este hábito tanto no âmbito acadêmico como no profissional.

Downloads

Publicado

2020-12-26