Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 6 (2021)

ESPIRITUALIDADE COMO MECANISMO DE ENFRENTAMENTO DURANTE O TRATAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS

Enviado
outubro 6, 2020
Publicado
janeiro 7, 2021

Resumo

RESUMO

Objetivo: Analisar como a espiritualidade e a resiliência irá influenciar e auxiliar no enfrentamento de pacientes oncológicos em tratamento.

Métodos: Estudo de caráter descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, realizada através de um formulário eletrônico com pacientes oncológicos em tratamento do município de Malta-PB.

Resultados: A religiosidade e espiritualidade, sempre foram consideradas importantes aliadas para pessoas doentes e que estão passando por algum momento difícil na vida. Diante disso, a pesquisa se deu pra analisar como seria essa relação da espiritualidade com o enfrentamento de pacientes oncológicos, desde a aceitação do seu estado de saúde atual, como também durante o tratamento. Por ser uma área que atualmente vem sendo bastante estudada, principalmente no que diz respeito a cura e tratamento, fica notória a necessidade de se ter aliados que irão ajudar na aceitação da doença, como também no enfrentamento durante todo o tratamento.

Conclusões: Mediante o estudo realizado, podemos compreender a importância da espiritualidade como mecanismo de enfretamento durante o tratamento de pacientes oncológicos. Os achados da pesquisa, conforme as falas dos pacientes mostram que há sim, uma relação entre a espiritualidade e o processo de aceitação da doença, como também com o processo de enfretamento durante todo o período de tratamento.