GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PERCEPÇÕES, EXPECTATIVAS E SENTIMENTOS

Autores

  • Jessica Silva Centro Universitario de Patos

Palavras-chave:

Adolescência, Gravidez, Sentimentos

Resumo

RESUMO

Objetivo: verificar evidências científicas sobre as percepções, expectativas e sentimentos vivenciados durante a gravidez na adolescência.

Métodos: foi realizado o levantamento dos artigos científicos através nas bases de dados eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), biblioteca eletrônica Cientifico Eletronic Library Online (SciELO). Após a inserção dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados nove artigos para compor a amostra, que foram apresentados em um quadro, apresentando o nome dos autores, título, objetivo, metodologia, principais resultados e conclusão.

Resultados: A partir da exposição dos resultados, pôde-se notar que a gravidez na fase da adolescência gera diversas transformações físicas, psíquicas e sociais podendo ocasionar riscos de desenvolvimento biopsiquicoespiritual podendo ocasionar danos para a saúde do binômio mãe e filho.

Conclusões: a gravidez durante a adolescência gera medos e inseguranças, capazes de interferirem negativamente nas expectativas das jovens gestantes. dessa forma, o apoio oferecido para elas, se mostra de extrema importância para a prevenção de riscos a jovem mãe e o RN.

Downloads

Publicado

2020-12-26