ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA REABILITAÇÃO PÓS CIRURGICA DA ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

Autores

  • Paloma Pereira de Sousa Faculdades Integradas de Patos-UNIFIP
  • Denisy Dantas Melquíades Azevedo Centro Universitário de Patos – UNIFIP – Patos – Paraíba
  • Hellen Maria Gomes Araújo de Souza Centro Universitário de Patos – UNIFIP – Patos – Paraíba – Brasil
  • Wêmia Lourhanna Tavares Silva Centro Universitário de Patos – UNIFIP – Patos – Paraíba – Brasi

Palavras-chave:

Arteartrose. Reabilitação. Artroplastia de Quadril. Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar os processos de reabilitação dos pacientes submetidos à artroplastia total do quadril depois do procedimento cirúrgico. Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de revisão integrativa.

Métodos: Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de revisão integrativa, que incluiu literatura teórica com os estudos das diferentes metodologias. Para tanto foi realizado uma busca nos periódicos eletrônicos nas bases de dados da Scielo e Lilacs.

Resultados: Os dez artigos foram encontrados em revistas eletrônicas publicado entre os anos de 2013 a 2020, obtendo maior prevalência entre os anos de 2017, seguidos de 2013 e 2015. O artigo mais recente que abordou a temática foi encontrado nas publicações de 2020.

Conclusões: Os cuidados de enfermagem na artroplastia total do quadril vão além das técnicas utilizadas na cirurgia, está relacionada com a promoção de ações de educação e saúde, desde paciente, até aos cuidados familiares. Portanto, assistência de enfermagem aos pacientes submetidos à artroplastia total do quadril, consiste em promover uma melhor qualidade de vida, bem como um processo de recuperação e reabilitação individualizado, através de ações, orientações, interações e abordagem clinica humanizada e direcionada a realidade e contexto social e clinico do paciente.

Downloads

Publicado

2020-12-26