A ENFERMAGEM FRENTE ÀS NECESSIDADES DA COLOSTOMIA EM PACIENTES COM CÂNCER

Autores

  • Yoná Ayres Dantas Batista UNIFIP
  • Luciana Ferreira Monteiro e Oliveira UNIFIP
  • Lavynia de Sousa Rodrigues Araújo UNIFIP
  • Milêna Wanderley Quinino UNIFIP
  • Priscilla Costa Melquíades Menezes UNIFIP

Palavras-chave:

Câncer. Colostomia. Assistência de Enfermagem.

Resumo

RESUMO

Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem da enfermagem frente as necessidades da colostomia em pacientes oncológicos.

Métodos: Esse estudo é do tipo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa do Centro Universitário de Patos, sob parecer de nº 3.983.957 realizado através da rede online de computadores (Internet) com enfermeiros que trabalham nas unidades básicas de saúde do município de Patos-PB.

Resultados: Esse estudo é do tipo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa do Centro Universitário de Patos, sob parecer de nº 3.983.957 realizado através da rede online de computadores (Internet) com enfermeiros que trabalham nas unidades básicas de saúde do município de Patos-PB.

Conclusões: Esta pesquisa expôs, em concordância com as alternativas assinaladas e falas dos enfermeiros que trabalham nas unidades básicas de saúde do município de Patos-PB, que estes profissionais têm total maestria acerca da assistência essencial que estes portadores e seus familiares carecem.

Publicado

2020-12-26