CONDUTAS ALIMENTARES RECOMENDADAS NA SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Larruama Priscylla Fernandes de Vasconcelos Lino Centro Universitário de Patos
  • Kassia Shamytha Abrantes Justino Centro Universitário de Patos
  • Yasmin Regis Formiga de Sousa Centro Universitário de Patos
  • Paloma Cynthia da Silva Figueiredo Siqueira Centro Universitário de Patos
  • Débora Gomes de Sousa Araújo Centro Universitário de Patos
  • Sabrina Bezerra da Silva Centro Universitário de Patos

Palavras-chave:

Síndrome dos Ovários Policísticos, Dieta, Carboidratos, Proteínas, Lipídeos

Resumo

Objetivo: Investigar quais as dietas têm um efeito benéfico para o tratamento da SOP.

Métodos: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa e caráter descritivo dos dados. O levantamento dos manuscritos se deu através de buscas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicina National (PUBMED), Science Direct e Literatura Latino-americanas e do Caribe (LILACS), tendo como descritores: Síndrome dos Ovários Policísticos, Dieta, Carboidratos, Proteínas e Lipídeos. Foram incluídos na pesquisa 25 artigos científicos dos últimos 5 anos, nas línguas portuguesa e inglesa.

Resultados: Verificou-se que grande parte das estratégias de tratamento propõem-se a buscar a redução da resistência à insulina. Assim, a conduta nutricional mais bem aceita como estratégia na SOP é uma dieta hipoglicídica e rica em fibras, pois foram associadas a uma melhora na resistência à insulina. Outras dietas como a dieta DASH, cetogênica e as hiperproteicas também foram relacionadas a melhoria da sensibilidade à insulina na SOP.

Conclusões: Embora diversas condutas alimentares tenham sido propostas para reduzir e reverter as alterações metabólicas e endócrinas causadas pela SOP, nenhuma foi validada cientificamente como a principal conduta a ser utilizada em seu tratamento.

Downloads

Publicado

2023-10-08