EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NA INFÂNCIA

Autores

  • Larruama Priscylla Fernandes de Vasconcelos Lino Centro Universitário de Patos
  • Clara Evellyn Gomes Maia Centro Universitário de Patos
  • Izaura Mykaelle de Medeiros Silva Centro Universitário de Patos
  • Kassia Shamytha Abrantes Justino Centro Universitário de Patos
  • Laura Izabele Xavier Guedes Martins Centro Universitário de Patos
  • Mahalla Hanne dos Santos Vieira Centro Universitário de Patos
  • Mayara de Lima Sales Centro Universitário de Patos
  • Michaelma Pereira Leite Centro Universitário de Patos
  • Thainá da Conceição Ferreira Centro Universitário de Patos

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Alimentação Infantil, Promoção de Saúde

Resumo

Objetivo: Evidenciar a importância de ações de educação alimentar e nutricional (EAN) como ferramenta de promoção da saúde e adesão/consolidação de práticas alimentares saudáveis, frente a prevenção da obesidade infantil e comorbidades associadas.

Métodos: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. O processo de levantamento dos dados ocorreu através de buscas por artigos em base de dados como SCIELO, PUBMED, LILACS, em que 22 estudos contemplaram as requisições estabelecidas para o delineamento desta pesquisa.

Resultados: As ações de EAN aplicadas de forma contínua, especialmente direcionada ao público infantil e seus responsáveis, desempenham papel primordial como ferramenta de promoção de saúde. A alimentação tem papel importante no desenvolvimento infantil, com a amamentação desempenhando atribuição relevante pois está associada a um maior desenvolvimento neural e diversidade mais elevada na dieta. O hábito alimentar foi associado ao desenvolvimento da criança quando o consumo de alimentos menos saudáveis foi relacionado a resultados consideravelmente menores nos testes de matemática, artes e de língua inglesa. Uma grande exposição ao marketing de alimentos possui influencia na preferência e consumo de alimentos não saudáveis nas crianças. A indústria alimentícia afeta negativamente nas escolhas alimentares dos consumidores, porém por meio da EAN é possível transmitir conhecimento aos pais e auxiliar na consilidação dos hábitos alimentares saudáveis das crianças.

Conclusões: A EAN é uma importante ferramenta de promoção de saúde na infância, tendo a alimentação um papel relevante no desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros anos de vida quando a criança está formando hábitos alimentares.

Downloads

Publicado

2023-10-08