ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NAS SÍNDROMES HIPERTENSIVAS GESTACIONAIS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Maria dos Anjos Sampaio de Oliveira UNIFIP

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem; Hipertensão Gestacional; Unidade de Terapia Intensiva; Gravidez de Alto Risco

Resumo

RESUMO

Objetivo: Discorrer acerca das principais condutas de enfermagem direcionadas a mulheres grávidas portadoras de distúrbios hipertensivos internadas em UTI e sobre a qualificação da assistência, para melhor contribuir na prestação desse cuidado.

Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura conduzida nas fontes eletrônicas LILACS, Scielo e Google Acadêmico entre os meses de fevereiro e abril de 2023, utilizando-se descritores (Decs) e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, sendo selecionados artigos científicos publicados entre 2018 e 2023. Os dados foram analisados e divididos em categorias temáticas para posterior discussão.

Resultados: Identificaram-se um total de 1.053 títulos, sendo selecionados 11 artigos para compor a amostra deste estudo. Constatou-se os principais cuidados de enfermagem frente ao manejo das síndromes hipertensivas gestacionais no ambiente de UTI e a importância da qualificação da assistência prestada, visando a manutenção da saúde materno-infantil e a prevenção de complicações.

Conclusões: A garantia da assistência de enfermagem qualificada desempenha papel fundamental para a minimização de agravos e complicações, possibilitando o acompanhamento integral da gestante a partir da implementação de cuidados de enfermagem individualizados.

 

 

Downloads

Publicado

2023-10-08