CARACTERIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Jucileide Alves dos Santos Centro Universitário de Patos

Palavras-chave:

: Assistência de Enfermagem. Atenção Primária a Saúde. Pré-natal.

Resumo

Objetivo: Dessa forma, caracterizou-se a assistência ao pré-natal realizada pelos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde no município de Catolé do Rocha - PB.

Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde do município de Catolé do Rocha - Paraíba. A população amostra foi compreendida por 30 gestantes cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde do presente município.

Resultados: Verificou-se que a maioria das mulheres apresentavam faixa etária de 21 a 25 anos (43%), sendo que (55%) são solteiras, (46,2%) possuem Ensino médio completo, (52,4%) possuem dois filhos (36%), e afirmando entre elas que a sua gravidez foi planejada (53%). Quanto aos motivos para manter as consultas de pré-natal ativa, 89%  das mulheres declaram que tiveram facilidade na marcação de suas consultas, foram orientadas pelo enfermeiro de forma clara e precisa, representando 100%, sendo que 73% das entrevistada já estava no segundo trimestre gestacional quando entrevistadas, 56% declararam que tiveram três consultas com o enfermeiro.

Conclusões: Conclui-se que a consulta de enfermagem no âmbito do pré-natal, deve ser um momento único e que possibilite a gestante o seu protagonismo e entendimento sobre as orientações repassadas, bem como a adesão ao mesmo para beneficios da saúde materno-fetal, apoiado também na participação de rodas de conversas, oficinas e atividades de trocas de experiência, visto que, as mesmas apresentam pouca participação.

Downloads

Publicado

2023-10-08