CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE MULHERES NO CICLO GRAVÍDICO – PUERPERAL NA UTI

Autores

  • Hianne Rafaely Felix Brunet Brunet unifip

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Gravidez de Alto Risco; Puerpério; UTI.

Resumo

RESUMO

Objetivo: O objetivo principal da pesquisa foi conhecer o perfil sociodemográfico de mulheres no ciclo gravídico puerperal, internadas em uma UTI obstétrica; apresentar informações e as suas complicações, de suas possíveis causas, tratamento e intervenções ofertadas para o controle e manutenção da saúde materna e fetal, possibilitando a identificação de fatores de risco e suas intervenções que efetivamente contribuam para a redução da morbimortalidade materna e infantil.

Método: O presente estudo trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e documental com abordagem quantitativa, no Setor de Arquivos de prontuários do Hospitalar e Maternidade Dr. Peregrino Filho, no período de julho de 2021 a março de 2022, totalizando 153 admissões por causas obstétricas. Os dados coletados a partir das pesquisas, analisados através da Estatística descritiva e apresentados através de gráficos e tabelas.

Resultados: A maioria das mulheres tinha faixa etária entre 14 e 49 anos. Dessas pacientes 79 tem a cor pardas,42 são brancas. Já no estado civil, 65 são casadas e 46 solteiras. Observaram-se a escolaridade onde 69 têm ensino médio completo e 17 com ensino superior. Primíparas e multíparas com início do pré-natal no 1º trimestre gestacional, com 4 a 6 consultas. Dentre as causas obstétricas as principais foram Pré-eclâmpsia (71%) Eclâmpsia (08%), Síndrome de Hellp (12%) e hemorragia pós-parto (09%).

Conclusão: Os dados revelam uma linha tênue no que concerne a atenção à saúde da mulher dentro do ciclo gravídico-puerperal.

Downloads

Publicado

2023-10-08