PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS ACERCA DA COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO LEITE HUMANO

Autores

  • Lorena Lima Centro Universitário de Patos (UNIFIP)
  • Cristina Costa
  • Claudia Morgana
  • Beatriz Maria

Palavras-chave:

Leite Humano, Aleitamento materno, Criança, Enfermeiros

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção dos enfermeiros acerca da composição do leite humano e suas características.

Métodos: O estudo foi do tipo exploratório, com abordagem quantitativa, realizado no município de Itaporanga – PB. A população foi constituída por enfermeiros que trabalham na Atenção Primária à Saúde (APS) de Itaporanga – PB, e a amostra foi dos enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde do município que durante o período da coleta de dados respeitaram os critérios de inclusão.

Resultados: Os enfermeiros apresentaram um conhecimento significativo sobre a composição e características do leite humano, demonstraram conhecer o valor nutricional do leite humano quanto ao principal elemento (85,7%), quanto aos principais elementos presentes nas fases do leite excretadas em cada mamada (42,9%), alguns enfermeiros não souberam descrever completamente sobre as diferenças de composição no leite de diferentes mães (71,4%), como no caso das mães de pré-termo.

Conclusões: Os enfermeiros apresentaram um conhecimento significativo sobre a composição e características do leite humano. Espera-se que este estudo possa contribuir incentivando os enfermeiros e estudantes de enfermagem a se capacitarem sobre temas inerentes à educação em saúde, como o abordado neste artigo.

Downloads

Publicado

2020-12-26