VIVÊNCIAS DA ENFERMAGEM NA TERAPIA INTENSIVA FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Maria Benigna de Amorim UNIFIP

Palavras-chave:

Infecções por Coronavírus; covid19; Pandemias; Sentimentos; Unidade de Terapia Intensiva.

Resumo

Objetivo: Descrever as vivências enfrentadas pelos profissionais de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva durante a pandemia de COVID-19. 

Métodos: Revisão integrativa realizada na base de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), de artigos publicados no período entre 2020 e 2021, com o emprego dos seguintes descritores: Infecções por Coronavírus; covid19; Pandemias; Sentimentos; Unidade de Terapia Intensiva.

Resultados: As vivências identificadas na literatura foram o medo do desconhecido e falta de equipamentos de proteção, cargas de trabalho abusivas, estresse e medo, falha na comunicação com o paciente, exaustão física e emocional.

Conclusões: Tais vivências impactavam na prática assistencial e na saúde psicoemocional dos profissionais de enfermagem.  Contudo é notório a preparação dos profissionais com conhecimentos sobre: a nova doença COVID-19, pacientes críticos e o uso das novas tecnologias como também proporcionar um local de trabalho adequado.

 

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2023-01-01