USO DE VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NA CRISE DE ASMA EM PEDIATRIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Danielle Albuquerque Sousa ufrn
  • João Danyell Dantas da Silva

Palavras-chave:

Ventilação não invasiva. Estado asmático. Pediatria.

Resumo

Objetivo: Sintetizar o conhecimento existente na literatura sobre o uso de ventilação mecânica não invasiva (VNI) no manejo da crise de asma na pediatria através de uma revisão integrativa.

Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa. A pesquisa foi realizada em novembro de 2021 nas bases de dados UPTODATE, PUBMED e COCHRANE. A seleção dos artigos foi feita baseada na temática e nos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Compuseram a amostra 5 artigos, sendo feito análise destes.

Resultados: Predominaram as publicações com metodologia de revisão, o que corresponde a 60% (n=3), em sua totalidade nos últimos 4 anos (n=5) e artigos encontrados nas bases de dados do UPTODATE (n=3).

Conclusões: O uso da VNI pode trazer benefícios no manejo da crise de asma. Para isso, é importante seguir critérios previamente estabelecidos para a indicação e contraindicação do seu uso, e uma vez iniciado, reavaliar entre 1-2 horas para tomada de decisão, a fim de não adiar medidas emergenciais que possam ser necessárias. É importante também o acompanhamento continuo de uma equipe multidisciplinar com treinamento necessário para manuseio da VNI, garantindo a eficácia do seu uso e melhoria do paciente. O uso da VNI como opção no manejo da insuficiência respiratória na pediatria, principalmente quando causada pela crise de asma, ainda é pouco discutido. Mais estudos estão se voltando para a disseminação do uso da VNI, porem poucos abordam o seu uso na pediatria e na crise de asma. Assim, é necessário desenvolver mais estudos.

Downloads

Publicado

2023-01-01