PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE TUBERCULOSE E HANSENÍASE NO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

  • Matheus Dantas Centro Universitário de Patos
  • Joyce de Souza Véras
  • Elicarlos Marques Nunes
  • Raquel Campos de Medeiros
  • Claudia Morgana Soares
  • Juliane de Oliveira Costa

Palavras-chave:

Doenças Negligenciadas. Hanseníase. Perfil Epidemiológico. Tuberculose.

Resumo

RESUMO

Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos casos de tuberculose e hanseníase no estado da Paraíba e apresentar sua temporalidade no estado.

Métodos: pesquisa é de cunho documental, descritivo e retrospectivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no sistema DATASUS, no período de 2014 a 2018, que foram tabuladas e calculados com auxílio do Microsoft Excel 2010.

Resultados De acordo com as variáveis analisadas, percebe-se que a tuberculose é mais predominante na zona urbana, nas pessoas da raça parda, sexo masculino e em pessoas na fase adulta, compreendendo o período de 20 aos 59 anos de idade. Também foi analisada a temporalidade, e percebe-se que a Tuberculose mantém certa regularidade em sua ocorrência, predominando mais, de maneira discreta, no terceiro trimestre da média dos anos analisados. Já para a Hanseníase, não foi possível identificar a raça e a zona de residência, pois as variáveis não estavam disponíveis no sistema, porém nas demais predomina o sexo masculino, a faixa dos 20 aos 59 anos de idade, assim como a tuberculose. Em relação à sazonalidade, a Hanseníase mostrou maior incidência no terceiro trimestre, também coincidindo com a tuberculose. No que tange à mortalidade, a tuberculose possui uma taxa de 0,018, enquanto a hanseníase apresenta 0,0010. Considerações Finais: a pesquisa atingiu seus objetivos, com exceção as variáveis que não puderem ser discutidas devido à falta de trabalhos inerentes à variável temporalidade. Contudo, com os dados disponíveis, percebe-se ainda a presença notável dessas doenças no estado da Paraíba.

Downloads

Publicado

2020-12-26