LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Micaele da Silva Garcia UNIFIP
  • Mayara Ketyle Dantas de Souza Centro Universitário de Patos – UNIFIP
  • Rafaela Christiny Dantas de Medeiros Centro Universitário de Patos – UNIFIP
  • Cristina Costa Melquíades Barreto Centro Universitário de Patos – UNIFIP
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/Centro Universitário de Patos – UNIFIP
  • Denisy Dantas Melquíades Azevedo Centro Universitário de Patos – UNIFIP

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica; Criança hospitalizada; Jogos e brinquedos; Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar a ludicidade como ferramenta de melhoria da assistência de enfermagem pediátrica no contexto da hospitalização, destacando as suas potencialidades bem como as lacunas existentes em relação à sua aplicabilidade. 

Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura conduzida nas fontes eletrônicas MEDLINE, LILACS e Scielo entre os meses de maio e julho de 2021, utilizando-se descritores (Mesh e Decs) e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, sendo selecionados artigos científicos publicados entre 2017 e 2021. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo Temática.

Resultados: Identificaram-se um total de 1.042 títulos, sendo selecionados 13 artigos para compor a amostra deste estudo. Constatou-se que a equipe de enfermagem reconhece os benefícios da inclusão da ludicidade para a melhoria do cuidado prestado, podendo ser implementada em diferentes momentos da assistência e utilizando os recursos disponíveis no setor, mas que ainda existem fatores limitantes para a sua consolidação como recurso terapêutico nas instituições hospitalares pediátricas.

Conclusões: A utilização de recursos lúdicos na assistência de enfermagem à criança hospitalizada traz inúmeros benefícios para a criança e a família, além de melhorar a qualidade da assistência de enfermagem, sendo importante ferramenta para o cuidado humanizado. Necessita-se de mais estudos experimentais acerca dessa temática, comprovando a eficácia da inclusão da ludicidade e assim contribuindo para a prática baseada em evidência.

Downloads

Publicado

2022-04-27