CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CENÁRIOS DE SIMULAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA PEDIÁTRICO NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruno Oliveira Carreiro Escola Multicampi de Ciências Médicas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte EMCM/UFRN
  • Lucas Gabriel Bezerra Romão Escola Multicampi de Ciências Médicas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte EMCM/UFRN

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Reanimação Cardiopulmonar. Treinamento por Simulação. Estudo de Validação., Criança

Resumo

Objetivo: Construir e validar cenários de simulação em Suporte Básico de Vida pediátrico na Atenção Básica.

Métodos: estudo metodológico, descritivo de construção e validação de conteúdo de cenários de simulação. Com base em pesquisa nos guidelines da American Heart Association e da Sociedade Brasileira de Cardiologia para Suporte Básico de Vida entre 2015 e 2019, elaboraram-se os cenários seguindo os critérios de Fabri et al. 18 Para validação, selecionou-se uma lista de experts com base na sua network dos autores: médicos ou enfermeiros, com experiência em simulação e Suporte Básico de Vida e titulação mínima de mestre. Utilizou-se o Índice de Validação de Conteúdo para validação

Resultados: Sete experts compuseram a amostra final. Entre eles a maioria com idade entre 35 e 45 anos, enfermeiros, doutores, docentes há até 14 anos, possuindo experiência na área de simulação, de 5 a 8 anos, com experiência em Suporte Básico de Vida de mais de 13 anos. O IVC variou de 85,7% a 100%.

Conclusões: a construção e validação de cenários de simulação traz maior confiabilidade aos próprios cenários e menos tempo dispendido para sua construção. Permite, ainda, replicação por profissionais que trabalhem com simulação.  

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Publicado

2022-01-01