MAPEAMENTO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE FLAVONÓIDES E SEU POTENCIAL TERAPÊUTICO

Autores

  • Ericka Maria de Farias Moreira Fasp
  • Paulo Henrique Sarmento Lopes Faculdade São Francisco da Paraíba
  • Milena Nunes Alves de Sousa Centro Universitário de Patos e Faculdade São Francisco da Paraíba

Palavras-chave:

Atividade antioxidante. Flavonóides

Resumo

Objetivo: Analisar as publicações sobre os flavonóides e seus benefícios terapêuticos partir de um recorte temporal de duas décadas.

Métodos: Trata-se do método bibliométrico, com buscas feitas nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, via Medical Publisher, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), pela sua relevância e confiabilidade. Foram selecionadas 13 pesquisas.

Resultados: A maioria foi publicada nos anos de 2018 e 2020, na língua inglesa e eram estudos experimentais. Os flavonóides demonstraram vários benefícios, entre eles, a capacidade de inibir enzimas importantes na respiração mitocondrial (como a NADH oxidase). Sua funçò mais relevante é seu potencial antioxidante, podendo evitar a formação de radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce. Contudo, ainda tem função antidiabética, anticancerígena, antimicrobiano/bacteriano e atividade gastroprotetora.

Conclusões: Os flavonóides apresentaram importantes benesses. Porém, ainda mais pesquisas clínicas precisam ser feitas, já que o número de pesquisas identificadas foi escasso e de metodologias frágeis.

Downloads

Publicado

2022-07-01