INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDICO: A EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Educação Médica, SimulaçãoResumo
Objetivo: relatar a experiência da inserção e das atividades desenvolvidas em uma disciplina de inovação tecnológica em saúde no curso de graduação em medicina no interior do nordeste brasileiro e conjecturar sobre suas contribuições para a formação médica.
Métodos: Trata-se de um relato de experiência.
Resultados: Foram desenvolvidas habilidades de escrita científica e construção de simuladores, noções de políticas, materiais e métodos relativos à inovação tecnológica. Ao final, 9 projetos de simuladores de baixo custo foram desenvolvidos.
Conclusões: O incentivo aos estudantes, ainda na graduação, em relação a temas que se mostram indispensáveis, poderá estimular uma geração de profissionais mais criativos, seguros em relação a temas de cunho científico, abertos à utilização de novas tecnologias e conscientes da sua importância, tanto no contexto educacional, quanto no contexto da prática.
Palavras-Chave: Tecnologia Educacional. Educação Médica. Simulação.