INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDICO: A EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Raphael Raniere de Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Clara Medeiros Araújo Escola Multicampi de Ciências Médicas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte EMCM/UFRN
  • Paulo Vinícius de Souza Reinaldo Escola Multicampi de Ciências Médicas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte EMCM/UFRN
  • Weslley Morais de Araújo Escola Multicampi de Ciências Médicas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte EMCM/UFRN
  • Rafael Barros Gomes da Câmara Escola Multicampi de Ciências Médicas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte EMCM/UFRN
  • Daniel Enos Cavalcanti Rodrigues de Macedo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Francisco das Chagas Souza Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Educação Médica, Simulação

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da inserção e das atividades desenvolvidas em uma disciplina de inovação tecnológica em saúde no curso de graduação em medicina no interior do nordeste brasileiro e conjecturar sobre suas contribuições para a formação médica.

Métodos: Trata-se de um relato de experiência.

Resultados: Foram desenvolvidas habilidades de escrita científica e construção de simuladores, noções de políticas, materiais e métodos relativos à inovação tecnológica. Ao final, 9 projetos de simuladores de baixo custo foram desenvolvidos.

Conclusões: O incentivo aos estudantes, ainda na graduação, em relação a temas que se mostram indispensáveis, poderá estimular uma geração de profissionais mais criativos, seguros em relação a temas de cunho científico, abertos à utilização de novas tecnologias e conscientes da sua importância, tanto no contexto educacional, quanto no contexto da prática.

Palavras-Chave: Tecnologia Educacional. Educação Médica. Simulação.

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Publicado

2021-12-26