O PAPEL DA ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS DE PACIENTES NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

Autores

  • Rafaela Christiny Dantas de Medeiros Centro Universitário de Patos- UNIFIP
  • Micaele da Silva Garcia Centro Universitário de Patos- UNIFIP
  • Mayara Ketyle Dantas de Souza Centro Universitário de Patos- UNIFIP
  • Silvia Ximenes Oliveira Centro Universitário de Patos- UNIFIP
  • Edil Bezerra dos Santos Centro Universitário de Patos- UNIFIP
  • Priscilla Costa Melquíades Menezes Centro Universitário de Patos- UNIFIP

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Enfermagem Oncológica, Enfermagem Pediátrica

Resumo

RESUMO

Objetivo: Entender a assistência de enfermagem em cuidados paliativos a pacientes oncológicos pediátricos.

Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através de artigos científicos publicados entre 2017 e 2021, a busca ocorreu nas bases de dados BVS, PubMed e Google Acadêmico. A pesquisa ocorreu através do acesso on-line no período de maio a junho de 2021.

Resultados: Foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão o total de 12 artigos, onde a base de dados BVS compôs 50% dos artigos da pesquisa, o Google Acadêmico 33,3% e o PubMed 16,7%. De acordo com a leitura crítica dos artigos, emergiram-se três categorias: “a assistência de enfermagem ao paciente pediátrico com câncer e apoio a família”, “desafios da equipe de enfermagem na implementação do cuidado paliativo ao paciente pediátrico com câncer” e “a formação como pilar da enfermagem nos cuidados paliativos”.

Conclusões: A enfermagem desenvolve papel fundamental nos cuidados paliativos pediátricos oncológicos. Na assistência de enfermagem ao paciente pediátrico com câncer, e apoio a família, são citadas medidas farmacológicas e não farmacológicas para alívio de sintomas físicos, uso de higiene, conforto, diminuição da frequência dos sinais vitais, musicoterapia, do brinquedo terapêutico instrucional, exercício físico, massagem. Nos desafios da equipe de enfermagem na implementação do cuidado paliativo ao paciente pediátrico com câncer foi observado a carga emocional dos profissionais, e dificuldade de comunicação em cuidados paliativos. A formação como pilar da enfermagem nos cuidados paliativos, mostra a falta de ênfase do tema durante a formação acadêmica.

Downloads

Publicado

2023-01-01