CÂNCER DE MAMA E DEPRESSÃO: ASPECTOS PSICOBIOLÓGICOS E SUAS INTERAÇÕES

Autores

  • Lúcia Patrícia Bezerra Gomes da Silva Centro Universitário UNIFIP
  • Tayná de Araújo Dantas

Palavras-chave:

cancer de mama. Psicobiologia. Depressão

Resumo

Objetivo: Correlacionar os achados psicológicos, depressivos, apresentados pelas pacientes acometidas por câncer de mama e a relevância do manejo clínico associado para ambas afecções.

Métodos: Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, a partir de busca na base de dado Pubmed. Foram selecionados 14 artigos, publicados entre 2008 e 2019.

Resultados: A análise dos dados obtidos nos diversos estudos revelam que o diagnóstico de câncer de mama e o cumprimento do protocolo terapêutico é uma condição de estresse severa que culmina no desenvolvimento de disfunções psicológicas como ansiedade e depressão. Essas condições psicológicas estão atreladas a produção de fatores como neurotransmissores, hormônios e citocinas que favorecem a progressão tumoral.

Conclusões: O manejo clínico-terapêutico dessas condições psicológicas, em todas as fases do tratamento, são estratégias que propiciam ao paciente condições de enfrentamento da doença, adesão à terapêutica e perspectiva de bom prognóstico. Os aspectos moleculares que subsidiam as interações psicológicas e oncológicas, têm sido amplamente estudados.

Downloads

Publicado

2020-12-26