O NUTRICIONISTA COMO AGENTE DETERMINANTE NOS FATORES QUE CAUSAM O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO – UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

  • Ana Milena Macêdo Coêlho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS
  • Teógenes Barbosa Dantas de Souza

Palavras-chave:

Desperdício de alimentos. Nutricionista. Resto ingesta.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão na literatura para analisar o papel desempenhado pelo nutricionista e sua relação no que diz respeito as ações que podem ser desenvolvidas para evitar o desperdício de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).

Métodos: Foram pesquisados através dos bancos de dados Scielo e Google Acadêmico, artigos científicos publicados do ano de 2011 até 2021, dos 37 trabalhos pesquisados, 18 foram selecionados para composição do presente trabalho.

Resultados: Muitos fatores estão associados ao desperdício de alimentos em UANs, dentre eles os que ganharam destaque são os relacionados a necessidade de um trabalho continuado pelo profissional responsável técnico da unidade, envolvendo ações de educação nutricional com os comensais, bem como capacitações e treinamentos de forma periódica com os colaboradores da empresa que são responsáveis pelo manuseio dos alimentos. O nutricionista é o profissional capacitado que pode realizar ações voltadas a Educação Alimentar e Nutricional de comensais, bem como o treinamento e capacitação dos colaboradores, afim de reduzir o índice resto-ingesta (RI) diário. O desperdício em uma UAN pode estar presente em todas as etapas desde o recebimentos de mercadorias até a distribuição das preparações prontas para o consumo.

Conclusão: Conclui-se que é fundamental a inserção do profissional nutricionista, que traga sua experiência para a gestão da UAN e que possa colocar em prática todas as atribuições a ele conferidas, para que seja possível a redução do desperdício e melhorias da lucratividade da empresa.

 

 

Downloads

Publicado

2023-01-01