RELATO DE PUÉRPERAS SOBRE A ASSISTÊNCIA PRÉ- NATAL E PARTO NORMAL

Autores

  • Alisson Gomes da Silva UNIFIP
  • Elaide Soares Alexandre Centro Universitário de Patos – UNIFIP
  • Jéssica Samara Ferreira dos Santos
  • Luciana Ferreira Monteiro e Oliveira Centro Universitário de Patos – UNIFIP
  • Maria do Socorro Morais Centro Universitário de Patos – UNIFIP
  • Thoyama Nadja Felix de Alencar Lima Centro Universitário de Patos – UNIFIP

Palavras-chave:

Parto Normal.Enfermagem.Puérperas.Pré-natal

Resumo

Objetivo:O estudo teve como objetivo descrever o relato das puérperas sobre a assistência oferecida durante o pré-natal e o parto normal.

Métodos:A pesquisa foi descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 10 mulheres que estiveram no alojamento conjunto da maternidade. Foram consultadas as bases de dados: Publicações Médicas (PubMed), Medline e biblioteca virtual Scientific Eletronic Library online (SCIELO), foram utilizados os Descritores em Ciência da Saúde (DECS): puerperas, gestação, pré natal.

Resultados:Obteve-se como resultado que, a assistência a gestante na atenção básica é uma das falhas que mais prevaleceu nos relatos das mulheres, a falta de dialogo entre profissionais e gestantes causa muitas das vezes insegurança e ansiedade a paciente. Nota-se que as informações e orientações sobre o parto normal, não eram repassadas pelos profissionais da atenção básica, algumas mulheres já passaram pela experiência do parto normal e outras pesquisaram a respeito, fazendo com que as mesmas planeja-se para vivenciar essa experiência. A participação das gestantes em rodas educativas durante a gestação era mínima, causando assim uma falha nessa etapa.

Conclusões: Neste contexto, percebe-se que assistência prestada na maternidade foi de excelência, os profissionais proporcionaram uma assistência de qualidade, digna e humanizada a estas mulheres, tornando o momento do parto único para elas e seus familiares. Tal estudo apresenta forte relevância para os profissionais da área de saúde, acadêmicos, e população em geral.

Downloads

Publicado

2020-12-26