FORMAÇÃO PSIQUIATRICA NO BRASIL: A PERSPECTIVA DOS RESIDENTES EM PSIQUIATRIA

Autores

  • Aecio Geovanne Cavalcanti Alves UNIFIP
  • Thaís Bezerra Cornélio de Lira Universidade Federal da Paraiba
  • Elisângela Braga de Azevedo Serviço de psiquiatria- Hospital Universitário Lauro Wanderley- EBSERH
  • Roberto Mendes dos Santos Serviço de psiquiatria- Hospital Universitário Lauro Wanderley- EBSERH

Palavras-chave:

Educação Médica, Psiquiatria, Internato e Residência Médica

Resumo

Objetivos: Mensurar se a formação oferecida aos residentes de psiquiatria do país está atendendo as recomendações mínimas das diretrizes estabelecidas pelo MEC/ABP, tendo esteio à visão dos residentes. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, através de questionário on-line, por meio da plataforma Google Forms®, criado pelos pesquisadores a partir dos componentes da ementa para residências em psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria e da legislação vigente. Foi aplicado a 99 residentes em psiquiatria do terceiro ano de todo o Brasil. Os dados foram agrupados no Excel® e a análise foi realizada pelo SPSS®, versão 26.0, apresentados descritivamente e em forma de tabelas. A pesquisa seguiu as normas da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.  Resultados: Em sua maioria, as residências estão cumprindo os requisitos básicos estabelecidos pela diretriz, destacando-se psicopatologia geral com acesso absoluto. Entretanto há algumas áreas com disponibilidade limitada como: psiquiatria forense, psiquiatria comunitária, ética em psiquiatria, transtornos alimentares, sexualidade e medicina do sono. Ademais, verificou-se que não há supervisão adequada por médicos habilitados em 41,4% dos programas e mais de 70% dos entrevistados não receberam auxílios moradia e alimentação. Conclusão: A maioria dos componentes curriculares vem sendo cumprido pelos programas, entretanto, há carência, principalmente de: preceptoria adequada, algumas disciplinas e direitos básicos, com auxílios alimentação e moradia. Espaços para discussão em educação médica, maior divulgação acerca das diretrizes que regem o ensino em psiquiatria e participação ativa dos residentes nas discussões, inclusive na fiscalização dos seus respectivos cursos, devem ser fomentados.

Biografia do Autor

Thaís Bezerra Cornélio de Lira, Universidade Federal da Paraiba

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - Estácio FMJ, Ceará, Brasil (2016); Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP, Paraíba, Brasil (2019); Pós-graduação em preceptoria em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Rio Grande do Sul, Brasil (2020); Residente em Psiquiatria pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Brasil (2019-2022).

Elisângela Braga de Azevedo, Serviço de psiquiatria- Hospital Universitário Lauro Wanderley- EBSERH

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Paraíba (UFPB), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental Comunitária - UFPB. Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba, Especialização em Saúde Coletiva (UEPB), Especialização em Saúde da Família (UFPB), Especialização em Educação Profissional na área de Enfermagem (UFPB), Especialização em Enfermagem do Trabalho (FCM) e Especialização em Saúde Mental (UFCG). Possui Experiência de 19 anos na Saúde Pública, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família e 10 anos de Docência do Ensino Superior (Enfermagem e Medicina). Atualmente é Enfermeira da Saúde Mental do HULW e Professora do Curso de Enfermagem da UNIFACISA.

Roberto Mendes dos Santos, Serviço de psiquiatria- Hospital Universitário Lauro Wanderley- EBSERH

Psiquiatra. Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Brasil (2014). Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria / Associação Médica Brasileira - ABP / AMB (2012). Residência Médica em Psiquiatria no Hospital Dr. João Machado em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil (2011). Pós-Graduação Lato Sensu em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil (2011). Bacharel em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil (2007). Coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley - hospital universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Titular de Psiquiatria da Residência Médica em Psiquiatria e do Graduando em Medicina da Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa, Paraíba, Brasil - FAMENE. Área de atuação Psiquiatria, com ênfase em Psicofarmacologia, TDAH adulto, Dependência Química e Emergências Psiquiátricas.

Downloads

Publicado

2021-09-02