SAÚDE MENTAL DE MÉDICOS RESIDENTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Thaís Bezerra Cornélio de Lira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Aécio Geovanne Cavalcanti Alves
  • Tasla Tacyane dos Santos Silva
  • Roberto Mendes dos Santos

Palavras-chave:

Transtornos mentais; Residência médica; Psicotrópicos; COVID-19

Resumo

Objetivos: Os médicos residentes estão entre os profissionais na linha de frente do combate ao COVID-19. Este trabalho buscou avaliar o impacto do cenário atual na saúde mental dessa população.

Métodos: Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, realizada com 90 médicos residentes do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário online no Google Forms. A mesma seguiu as resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados obtidos foram tratados pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

Resultados: Os achados permitiram observar o aumento dos sintomas psiquiátricos autorreferidos pelos médicos residentes, principalmente ansiedade/medo. Verificou-se, ainda, a existência de associação significativa entre a presença de transtorno mental em meio à pandemia e algumas outras variáveis, como a necessidade de sair de casa para evitar a contaminação da família, o agravamento dos sintomas psiquiátricos durante a pandemia e a compra de psicofármacos sem prescrição de um psiquiatra antes da pandemia.

Conclusões: Os resultados obtidos são capazes de evidenciar o quão deficiente é a atenção à saúde mental desses profissionais, bem como a necessidade de políticas públicas e institucionais de atenção a esses indivíduos.

Downloads

Publicado

2022-03-04