ANÁLISE DA PROPEDÊUTICA COMPLEMENTAR EM INTERNAÇÕES PEDIÁTRICAS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Leandro Januário de Lima Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Palavras-chave:

Técnicas e Procedimentos Diagnósticos, Técnicas de Laboratório Clínico, Diagnóstico por Imagem, Hospitalização, Criança

Resumo

Objetivo: Analisar a distribuição dos exames complementares da enfermaria pediátrica de um hospital universitário federal em 2013.

Métodos: Trata-se de um estudo documental, descritivo, de cunho quantitativo, de recorte transversal. O documento base para esta pesquisa foram os prontuários dos pacientes internados na enfermaria de pediatria clínica no ano de 2013. Os exames analisados foram o hemograma, dosagem sérica de proteína c-reativa, exame de elementos anormais e sedimentos urinários (Urina I), raio-x, ultrassonografia e tomografia.

Resultados: Das 500 internações pediátricas na instituição analisada, 48 (9,6%) não tiveram o registro de realização de nenhum dos exames pesquisados. O hemograma foi o principal exame solicitado, com média de 1,43 por paciente (n = 713), enquanto o Raio-X foi o exame de imagem com maior frequência (n = 323). As doenças infecciosas e parasitárias tiveram a maior frequência entre as classes de diagnóstico nas hospitalizações que não fizeram exame complementar, ao passo que as doenças respiratórias tiveram maior prevalência entre as que registraram a realização de propedêutica complementar.

Conclusões: O perfil de solicitação dos exames complementares analisado foi compatível com o descrito na literatura e o perfil de morbidades prevalentes na enfermaria pediátrica, além da média geral de exames por paciente ser baixa.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Bacharela e Licenciada em Enfermagem pela UFPB. Mestra em Enfermagem pela UFPB. Doutora em Enfermagem pela UFC. Pós-doutora em Ciências da Saúde pela FMABC. Professora Titular na Unidade de Ciências da Vida da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

2023-01-01