PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO ENTRE AS GESTANTES NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Karla Augusta Ramalho Leite Dantas Centro Universitário de Patos

Palavras-chave:

Aleitamento materno. Enfermeiros. Promoção.

Resumo

Objetivo: Objetivou-se elencar a prática dos enfermeiros na promoção e no apoio à amamentação exclusiva.

Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, baseado em artigos científicos, que foi realizado a partir das bases de dados eletrônicos: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico e Scielo. Os critérios de inclusão para a seleção dos artigos foram artigos gratuitos, publicados em português nos referidos bancos de dados mencionados, nos últimos cinco anos, obtendo-se um total de 08 artigos para a construção deste trabalho.

Resultados: Entre os resultados dos estudos, observou-se que a promoção do aleitamento materno entre as gestantes na atenção básica de saúde é algo limitado por parte dos enfermeiros no que diz respeito as orientações repassadas durante as consultas de pré-natal, principalmente no que se refere ao processo de amamentação, e suas vantagens oferecidas para o binômio mãe-bebê. Desta forma, tais atitudes devem ser reavaliadas diariamente, para se obter êxito na assistência oferecida.

Conclusões: Portanto, o apoio e incentivo do enfermeiro durante as consultas de pré-natal é visto como uma prática essencial na promoção do aleitamento materno, e que deve ser colocada em prática em todos os momentos que remetem o contato do profissional com as gestantes/puérperas.

 

Downloads

Publicado

2023-01-30