CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES SUBMETIDOS À TRAQUEOSTOMIA EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA - REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Maria Juliana Ferreira dos Santos Faculdade Santa Maria - FSM - Cajazeiras - Paraíba
  • Elisangela Vilar de Assis Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Cajazeiras - Paraíba - Brasil
  • Kamilla Zenóbya Ferreira Nóbrega de Souza Faculdade Santa Maria - FSM - Cajazeiras - Paraíba - Brasil
  • Kennedy Cristian Alves de Sousa Faculdade Santa Maria - FSM - Cajazeiras - Paraíba - Brasil
  • Ubiraídys de Andrade Isidório Faculdade Santa Maria - FSM - Cajazeiras - Paraíba - Brasil

Palavras-chave:

Traqueostomia, Unidade de Terapia Intensiva, Perfil de Saúde

Resumo

Objetivo: Verificar na literatura atual, as principais características envolvidas no procedimento de traqueostomia (TQT).

Método: Revisão integrativa, de caráter descritivo e abordagem quantitativa. A busca ocorreu nas bases de dados SCIELO e BVS, através dos descritores: traqueostomia, unidade de terapia intensiva e perfil de saúde, todos cadastrados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e cruzados por meio do operador booleano AND. Os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão: texto completo, no idioma português, inglês e espanhol, entre os anos 2015 a 2021; foram excluídos resumos, artigos de revisão, teses, dissertações e monografias. Cinco estudos compuseram a presente revisão.

Resultados: A média de idade dos pacientes traqueostomizados variou de 56,6 a 71,7 anos, tendo um predomínio maior do sexo masculino, dado este associado à cultura e hábitos adotados por esse grupo. Quanto às doenças mais prevalentes, estão elucidadas as de origem neurológica, pulmonar e cardiovascular, existindo uma heterogeneidade quanto aos motivos de realização da TQT. O tempo para realização da TQT influencia no prognóstico do paciente; alguns estudos evidenciaram que o procedimento precoce promove mais benefícios quando comparado ao tardio. 

Conclusão: Os pacientes traqueostomizados são em sua maioria homens, com representatividade dos indivíduos da terceira idade, com distintas causas. Não existe ainda um consenso sobre o tempo ideal para realização da TQT. Torna-se necessário a realização de mais estudos.

Downloads

Publicado

2021-12-26