PRÉ-NATAL DO PARCEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Silvia Ximenes Oliveira UNIFIP
  • Léoandro Crizanto Leite Lopes UNIFIP
  • Érica Surama Ribeiro César Alves UNIFIP

Palavras-chave:

Paternidade. Saúde do Homem. Pré-Natal.

Resumo

Objetivo: Abordar a participação dos pais sobre o Pré-Natal masculino e identificar os fatores que influenciam positiva ou negativamente sua presença no pré-natal.

Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura conduzida a partir de recomendações propostas pelo protocolo PRISMA, desenvolvida no mês de maio de 2020, por meio da consulta dos Descritores Controlados (DeCS) de Ciências da Saúde: Paternidade; Saúde do Homem e Pré-Natal, nas bases de dados LILACS, SciELO, BVS, BDENF e Google Scholar, com artigos originais, disponíveis na íntegra, nos idiomas português e inglês, com acesso gratuito e publicados entre os anos de 2016 a 2020.

Resultados: A análise dos dados a permitiu a identificação de duas categorias temáticas: participação do parceiro na perspectiva da gestante e serviço de saúde ofertado aos pais. A análise evidenciou estudos qualitativos, publicados em periódicos nacionais, que concentraram a importância da participação do pai durante as consultas de pré-natal. Evidenciou-se que é crucial a participação do pai nas consultas de pré-natal, para uma gestação mais segura como também como forma de cuidado direcionado aos homens. Observou-se estudos demonstrando a importância do pai nas consultas de pré-natal, mas ratifica-se a ausência de promoção dos exames direcionados ao pai, preconizado para essas consultas.

Conclusões: estudos de avaliação são ferramentas fundamentais para subsidiar futuras pesquisas que busquem ações direcionadas a este público masculino a fim de contemplar o pré-natal masculino.

Downloads

Publicado

2022-03-04