PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Karolayny Fernandes Trindade de Lacerda UNIFIP

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos. Equipe de Enfermagem. Unidade de TerapiaIntensiva.

Resumo

RESUMO: Introdução: Entende-se por Cuidados Paliativos uma assistência voltada para melhora da qualidade de vida de pacientes, quem enfrentam condições clínicas de finitude de vida.

Objetivos: Avaliar o olhar dos profissionais de enfermagem diante do paciente terminal, descrever a importância da equipe de enfermagem no tratamento paliativo e avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem diante do assunto.

Material e métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura. Utilizando as base de dados eletrônicos: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e SientificElectronic Library Online (SciELO). O levantamento de dados ocorreu no mês de Novembro de 2020, utilizando como descritores: Cuidados Paliativos, Unidades de Terapia Intensiva e percepção. Tendo comocritérios de inclusão: artigos científicos, online, com textos completos disponíveis, publicados nas bases de dados acima mencionadas, na língua portuguesa e com recorte temporal de 05 anos.

Resultados: Formaram o corpus da revisão integrativa 09 artigos científicos e os resultados foram organizados em quadros. Foi visível que a equipe desenvolve um vínculo sentimental com os pacientes, sendo eles positivos e negativos, evidenciou a importância dos profissionais para a realização dos cuidados, assim como demonstrou que os mesmo apresentam dificuldade e despreparo para desempenhar a assistência.

Considerações finais. A enfermagem torna-se protagonista diante dos demais profissionais por estar em maior contato com os pacientes e desenvolverem sua assistência de forma integral. Constatou-se que esse contato mais próximo com os pacientes e seus familiares acarretam sentimentos positivos e negativos, além do despreparo dos profissionais diante dos pacientes.

Downloads

Publicado

2022-12-26