ANÁLISE FARMACOLÓGICA IN SILICO DA BUTEÍNA PARA DESENVOLVIMENTO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS

Autores

  • Samira Pauluk Alarcon Instituto Federal do Paraná
  • Maicon Rogério de Souza
  • Daniel Rotella Cocco
  • Vitória Rezende Kurita

Palavras-chave:

Buteína. Chalconas. Indústria farmacêutica.

Resumo

Objetivo: Realizar o estudo in silico da buteína através de softwares gratuitos para desenvolvimento de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA).

Métodos: Primeiramente, foi realizado um estudo acerca de chalconas na base de dados NuBBE – Núcleo de Bioensaios, Biossintese e Ecofisiologia de Produtos Naturais. Do total de 35 moléculas catalogadas, 18 não possuíam propriedades biológicas associadas, optando-se então para um estudo avançado da buteína. Com o software Pass Online, foram avaliados os potenciais biológicos do composto. Utilizando o software Molinspiration foi analisada a sua biodisponibilidade oral seguindo os parâmetros da Regra dos Cinco de Lipinski. Com a ferramenta AdmetSAR foram previstas suas propriedades ADMET e toxicidade. Por fim, com o software Marvin Sketch foi calculado o pKa e simulada a absorção do composto pelo organismo humano.

Resultados: De acordo com os resultados obtidos através do software Pass Online, a buteína apresenta potenciais propriedades biológicas, destacando-se a atividade antineoplásica e indutor de apoptose em células cancerígenas. Os resultados obtidos indicam que o composto não viola os parâmetros da Regra dos Cinco de Lipinski, possuindo boa biodisponibilidade oral. Verificou-se, a partir do cálculo do pKa que a absorção do composto deverá ocorrer no intestino. A partir dos testes com a ferramenta AdmetSAR verificou-se que a buteína se enquadra na Categoria III de Toxicidade Oral Aguda, não apresenta toxicidade e não possui agentes carcinogênicos.

Conclusões: O composto apresenta propriedades biológicas ainda pouco estudadas, possuindo resultados positivos em suas previsões farmacológicas e toxicológicas o que o tornam um candidato para o desenvolvimento de insumos farmacêuticos.

Downloads

Publicado

2021-08-25