DISPLIPIDEMIAS E FATORES ASSOCIADOS

UM DESAFIO PARA A SAÚDE PÚBLICA

Autores

  • Geanny Alves Dantas Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade – ICTA – João Pessoa – Paraíba - Brasil
  • Ricélia Araújo Felix Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade – ICTA – João Pessoa – Paraíba - Brasil
  • Wanessa Karla Pinheiro Sarmento Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade – ICTA – João Pessoa – Paraíba - Brasil
  • Dayse Emanuelle Freitas Veríssimo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade – ICTA – João Pessoa – Paraíba - Brasil
  • Giulian César da Silva Sá Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Síndrome Metabólica, Dislipidemias, Perfil Lipídico, Saúde Pública, Assistência Farmacêutica

Resumo

Objetivo: Problematizar as dislipidemias e seus fatores associados, visando ofertar um entendimento e manejo mais sólido da morbidade causada por essa patologia com vistas à melhoria na qualidade de vida da população.

Métodos: A presente revisão integrativa teve sua evidência de investigação demarcada mediante busca eletrônica nos bancos de dados virtuais PubMed, SciELO, BVS, Web of Science, Science Direct e Google Acadêmico. Todos os estudos triados tiveram sua elegibilidade confirmada pela leitura do texto completo e a razão primária da exclusão foi a ausência de conexão direta com a proposta da pesquisa.

Resultados: A alteração da distribuição do perfil lipídico constitui um importante marcador para dislipidemias, cujo diagnóstico é orientado em duas fases: pré-analítica e analítica. Das opções terapêuticas, tem-se os tratamentos não-medicamentosos, diretamente relacionados à mudança no estilo de vida do paciente. Já as opções medicamentosas, contemplam as estratégias de atuação na função das taxas séricas de colesterol (estatinas, ezetimiba e resinas ou sequestradores dos ácidos biliares) e nos triglicerídeos (fibratos, niacina e ômega 3).

Conclusões: Acreditamos que esta pesquisa foi eficaz ao problematizar as dislipidemias e seus fatores correlacionados, ampliando as condições que favorecem a melhoria da qualidade de vida da população mundial. Recomenda-se intervenções terapêuticas lideradas por uma equipe multiprofissional, onde o profissional farmacêutico, em especial, colaborará com atenção farmacêutica e demais atividades que lhe é cabido, almejando sempre o retardo ou não incidência dos cenários de dislipidemia.

Downloads

Publicado

2021-07-28